quarta-feira, 10 de agosto de 2016

São Caetano de Thiene - 07 de Agosto


São Caetano de Thiene
1480-1547
Fundou a Ordem dos
Teatinos Regulares.
Caetano nasceu em Vicência, na Itália, em outubro de 1480. Filho do conde Gaspar de Thiene e de Maria do Porto, desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes, especialmente para os incuráveis.
Estudou em Pádua, onde se diplomou nas matérias jurídicas, aos vinte e quatro anos de idade. Dedicava-se ao estado eclesiástico, mas sem ordenar-se, por considerar-se indigno. Nesse meio tempo, fundou, na propriedade da família, em Rampazzo, uma igreja dedicada a Santa Maria Madalena, que ainda hoje é a paróquia desta localidade.
Em 1506, estava em Roma, exercendo a função de secretário particular do papa Júlio II. Na qualidade de escritor das cartas apostólicas, fez contato e conviveu com cardeais famosos, aprendendo muito com todos eles. Mas a principal virtude que Caetano cultivava era a humildade para observar muito bem antes de reprovar o mal alheio. Para melhor compreender, basta lembrar que ele viveu no período do esplendor renascentista, no qual o próprio Vaticano não primava pelo exemplo de moralidade e nem brilhava pela santidade dos costumes.
Assim sendo, como homem inteligente e preparado, não se retirou para um ermo; ao contrário, encorajou-se para uma ação reformadora, começando por si mesmo. Costumava dizer que "Cristo espera e ninguém se mexe". Participou do movimento laical Oratório do Divino Amor, que procurava estudar e praticar as Sagradas Escrituras. Só então, depois de muita reflexão, decidiu-se pela ordenação sacerdotal, em 1516.
Tinha trinta e seis anos de idade quando celebrou sua primeira missa na basílica de Santa Maria Maior. Nesta ocasião, ele mesmo relatou depois, Nossa Senhora apareceu-lhe e colocou-lhe nos braços o Menino Jesus. Foi para Veneza em 1520, onde colaborou na fundação do hospital dos incuráveis. Três anos depois, incansável, voltou para Roma, onde, na companhia dos companheiros do Oratório - Bonifácio Colli, Paulo Consiglieri e João Pedro Carafa, bispo de Chiete -, fundou a Ordem dos Teatinos Regulares, que tinha como objetivo a renovação do clero.
Quando o papa Clemente VII aprovou a congregação, Caetano renunciou a todos os seus bens para dedicar-se única e exclusivamente à vida comum. O mesmo ocorreu com o bispo Carafa, que abdicou também da sua vida episcopal. Anos mais tarde, ele veio a tornar-se o papa Paulo IV, um dos grandes reformadores da Igreja.
A nova congregação começou somente com os quatro, depois passaram para doze e esse número aumentou bastante em pouco tempo. São os primeiros clérigos regulares. Não são monges, pois são de vida ativa, porém vivendo em obediência: sob uma regra de vida comum, como religiosos, cujos membros renunciam a todos os seus bens terrenos, devendo viver de seu trabalho apostólico e de ofertas espontâneas dadas pelos fiéis, contando, apenas, com a Providência divina. Carafa foi o primeiro superior geral, embora a idéia da fundação fosse de Caetano de Thiene, que, na sua humildade, sempre se manteve de lado.
Caetano morreu de fadiga, após uma vida de muito trabalho e sofrimento, aos sessenta e seis anos de idade, em Nápoles, no dia 7 de agosto de 1547. Foi canonizado em 1671. O seu corpo é venerado no dia de sua morte, na belíssima basílica de São Paulo Maior, mas que é chamada por todos os fieis e peregrinos de basílica de São Caetano, localizada na praça principal da cidade.
Fonte: Paulinas em 2014


São Caetano
Presbítero

Caetano de Thiene nasceu em Vicência, na Itália, no ano de 1480. Filho de família nobre, desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes.
Uma de suas primeiras funções na Igreja foi o de secretário particular do papa Júlio II. Na qualidade de escritor das cartas apostólicas, fez contato e conviveu com cardeais famosos com quem muito aprendeu.
Mas a principal virtude que Caetano cultivava era analisar muito bem antes de reprovar o mal alheio. Caetano tinha também grande preocupação, a reforma da vida e dos costumes dentro da Igreja. Ele tinha uma motivação que sempre o acompanhava: "Cristo espera e ninguém se mexe".
Aos trinta e seis anos celebrou sua primeira missa na paróquia de Santa Maria de Malo, perto de Vicência.
Quando chegou a Roma, em 1524, na companhia do bispo João Pedro Carafa, de Bonifácio Colli e Paulo Consiglieri, não perdeu tempo pregando reformas. Ele mesmo as realizou, criando a Ordem dos Teatinos Regulares, que tinha como objetivo a renovação do clero.
Quando, nesse mesmo ano, o papa Clemente VII aprovou a congregação, Caetano renunciou a todos os seus bens para dedicar-se única e exclusivamente à vida comum.
Inicialmente, os seguidores eram somente quatro, depois de quatro anos eram doze e esse número se desdobrava em muitos quando se tratava de anunciar a palavra de Deus às grandes massas.
São Caetano morreu em Nápoles no ano de 1547, aos sessenta e sete anos, após uma vida de muito trabalho e sofrimento. Foi canonizado em 1671.
Fonte: Catolicanet em 2014

São Caetano de Thiene



FUNDADOR DA ORDEM DOS TEATINOS

(CLÉRIGOS REGULARES DA PROVIDÊNCIA DIVINA)

Comemoração litúrgica: 07 de agosto

Também nesta data: São Xisto II, Papa e Mártir e São Vitrício

São Caetano,  fundador  da Ordem dos Caetanos ou Teatinos, nasceu em  1480, em Vicenza, de pais  ilustres  e  virtuosos. Logo após o batismo, foi a criança,  pela mãe oferecida e  consagrada à Santíssima Virgem. Não ficou sem efeito a oração de sua mãe.
Desde  pequeno Caetano mostrava grande amor à oração a obras de caridade.  Exemplar em tudo, era entre os  companheiros de infância chamado "o Santo".
Mais  tarde fez os estudos, doutorou-se em direito civil e  eclesiástico e  do Papa Júlio II recebeu a  ordenação sacerdotal.   Morto este Papa, Caetano voltou à sua terra  e  dedicou-se quase exclusivamente ao serviço hospitalar. Sua única  ambição era  salvar almas. O povo dizia: "Caetano no altar é Anjo, no púlpito Apóstolo". Não perdia  ocasião de  conduzir almas a  Deus Nosso Senhor, o que lhe importou o apelido: "Caçador de almas".
Na segunda viagem a Roma, fundou, com três companheiros, uma nova Ordem, cujo plano era:  A santificação própria, combater a  tibieza e  ignorância entre o clero, regenerar  os costumes da sociedade, observar escrupulosamente as  cerimônias litúrgicas, restabelecer  o respeito e  reverência na casa de Deus, exterminar as heresias e assistir aos doentes moribundos;  numa  palavra: - praticar a  verdadeira ação apostólica.
Os companheiros co-fundadores da Ordem, foram: 1.  Bonifácio de Colli, sacerdote do Oratório,  reunia qualidades semelhantes a do seu amigo Caetano. Amabilidade, serenidade e doçura, faziam de si homem repleto do amor de Deus. 2.  Paulo Consiglieri, pertencia à família Chislieri, da qual sairia mais tarde o Papa São Pio V (Antônio Chislieri).  3. João Pedro Carafa, bispo da Igreja, dotado de habilidades diplomáticas e prestígio incomparável.  Os Papas lhe confiaram diversas missões, dentre as quais, planos de reforma  empreendidas pela cúria romana. A urgência de levar a Igreja a uma transformação radical e necessária foi que levou-o a  conhecer o belo projeto de São Caetano, a quem humildemente pediu admissão como companheiro na Ordem. Trinta anos depois, veio a assumir o trono pontifício com o nome de Paulo IV, em cujo pontificado permaneceu de 1555 a 1559.
Aos religiosos deu uma regra, que os obrigava à perfeita pobreza, proibindo-lhes não só aceitar a  mínima recompensa  pelos trabalhos, mas  vedando-lhes até pedir esmola.   Por mais rigoroso que isto o parecesse, houve muitos  que pediram ser aceitos como membros da nova Ordem. A primeira casa foi fundada  em Roma. Um ano depois a  invasão do Exército Imperial fê-los sair da Cidade  Eterna. Uma segunda casa  foi fundada em Nápoles. Devido à intervenção enérgica de Caetano, a heresia luterana não conseguiu tomar pé naquela cidade.
Apóstolo do bem, era Caetano de  extremo rigor contra si mesmo. A vida era-lhe o jejum contínuo, uma penitência  sem fim. Verdade é que,  nisto não lhe consistindo a santidade, Deus o distinguiu com privilégios e  dons  extraordinários. Muitas  vezes  teve  aparições de  Nossa Senhora, das quais  a  memorável foi a  da noite de Natal, em que Maria Santíssima  se  dignou   apresentar-lhe o Divino Infante.  Contam-se  às centenas  as  curas maravilhosas  feitas  pela oração do santo servo de Deus. Em muitas  ocasiões predisse o futuro, com uma certeza  tal, que não deixou dúvida de  tê-la recebido diretamente de Deus.
A série de  obras de caridade para com o  próximo quis Caetano rematá-lo com uma, que lhe mereceu a  gratidão do povo de Nápoles. As autoridades  civis  e eclesiásticas de Nápoles  tinham  resolvido  estabelecer  o tribunal da  Inquisição, para ter uma arma forte contra a  heresia  que vinha da Alemanha. O povo se opôs a  esta  idéia  e  a  tal ponto chegou sua  excitação, que era para se recear um levantamento geral. Os homens  mais influentes em  vão se esforçavam  para tranqüilizar a população. São Caetano, prevendo o enorme prejuízo que daí resultaria  para as almas, ofereceu sua vida a Deus, pedindo-lhe que  a  aceitasse, para que fosse conservada a paz e  concórdia  entre o povo e as autoridades. Deus aceitou o sacrifício. Caetano adoeceu gravemente e morreu. Imediatamente amainou a tempestade e  os espíritos se acalmaram, fato que todos atribuíram  à intervenção do Santo.  As últimas palavras  que disse  foram:  " Não há outro caminho para o céu, a não ser o da inocência e  o da penitência.  Quem abandonou  o primeiro, tem de trilhar o segundo".  Caetano morreu em  1547.
Reflexões:
A   vida de São Caetano, vivida através da pureza e penitência, apresenta  ainda outras coisas  à nossa consideração, por exemplo, o desapego dos  bens  terrestres e  a confiança ilimitada na Divina Providência. O mal de muita  gente  é uma preocupação exagerada com as coisas  do mundo. Com receio de experimentar prejuízo, não se dão à pena de  rezar de  manhã e de noite, de ouvir a santa Missa. A atenção está concentrada  num ponto só: ganhar dinheiro.  Que sem  a  bênção de Deus nada conseguem, é uma circunstância de que não se lembram. Não devemos pertencer  a  essa  classe de gente. A nossa  confiança deve star em Deus, que veste os lírios  do campo e  dá alimento às aves do céu. Procuremos primeiro  o reino dos céus e  tudo o mais  nos será dado por acréscimo.
Fonte: Página Oriente em 2014
São Caetano
NascimentoNo ano 1480
Local nascimentoNa cidade de Vivência
OrdemTeatinos Regulares
Local vidaNápoles
EspiritualidadeFoi contemporâneo de Lutero, o reformador alemão. Juntamente com João Pedro Carafa (futuro papa Paulo IV), criou a Ordem dos a Congregação da Divina Providência. Os teatinos, criados em 1524, visavam a renovação do Clero. Esta congregação foi aprovada pelo papa Clemente VII tendo grande destaque pois serviu de modelo para outros grandes reformadores religiosos como: São Jerônimo Emiliano, São Camilo de Lellis, Santo Inácio e os primeiros jesuítas que por ela passaram. São Caetano dedicou-se aos pobres, fundando para eles hospitais e asilos. Veio a falecer aos setenta e sete anos.
Local morteNápoles
MorteNo ano de 1547, ao 67 anos de idade.
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoOnipotente e Eterno Deus, que concedeste inumeráveis graças a São Caetano, tornando-o instrumento fidelíssimo nas Vossas mãos, dai-nos também, sermos sempre fiéis apóstolos de seu Santo Nome. Por Cristo Senhor Nosso. Amém. São Caetano, rogai por nós.
DevoçãoÀ caridade
PadroeiroHospitais e Asilos
Outros Santos do diaOutros santos do dia: Caetano (fund); Sixto papa e camps.(Márts); Justo Justino, Veriano, Pedro, Julião, Fausto, Carpóforo, Exanto, Cássio, Severino, Segundo, Licínio, Domécio(monge) (Márts); Celso, Claudia e Conrado (cfs)Vitrício, Donato, Donaciano(bispos); Allberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário