terça-feira, 13 de agosto de 2019

Irmã Dulce: futura santa brasileira é celebrada nesta terça-feira


Data recorda dia em que a futura santa brasileira recebeu o hábito de freira e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce

Da redação, com ACI Digital

Neste dia, 13 de agosto, é celebrado o dia da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, a religiosa baiana que dedicou sua vida ao serviço aos pobres e doentes, e que será canonizada no próximo dia 13 de outubro, pelo Papa Francisco, no Vaticano. O dia 13 de agosto foi escolhido como o dia oficial da festa litúrgica da religiosa, conhecida como Anjo Bom da Bahia, porque foi nesta mesma data, em 1933, na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em Sergipe, que Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, aos 19 anos de idade, recebeu o hábito de freira e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Nossa Senhora da Antártica - 05 de agosto



Os antigos gregos estudavam a possibilidade do nosso planeta ser redondo e chamavam o continente sul de "Anti-Arkitos". Mas a idéia desse formato do mundo ficou esquecida até a Idade Média, ganhando força durante as descobertas das grandes rotas marítimas, descortinando todos os continentes existentes na Terra.

Nossa Senhora do Ártico - 05 de agosto



A exploração do Pólo Norte começou em 1815. Após as guerras napoleônicas as tropas da Marinha Real Britânica ficaram quase sem ocupação. As expedições foram uma forma brilhante de manter o contingente em exercício constante.

Nossa Senhora de Crea - 05 de agosto



A região italiana do Piemonte, localizada junto aos Alpes, divisa com a França, é uma das mais belas da Europa. Pois neste verdadeiro paraíso da natureza, no Monte de Crea, próximo de 350 depois de Cristo, Santo Eusébio, Bispo de Vercelli, mandou erguer uma capela em honra à Nossa Senhora. A intenção foi santificar o lugar, antes consagrado às divindades pagãs. Dez anos depois o próprio Santo trouxe do Oriente, onde esteve exilado, três estatuas da Virgem Maria. Uma mandou para a capela de Crea e as outras duas enviou à Oropa e Sardenha, sua terra natal. Estas informações foram retiradas nos seus manuscritos encontrados nos arquivos da diocese de Vercelli, datados do seu episcopado.

Nossa Senhora de Copacabana - 05 de agosto



Copacabana é uma cidade histórica e religiosa da Bolívia, hoje capital da província Manco Capac. Durante a civilização Inca alí se cultuava o Sol, a Lua e outras divindades, honradas com sacrifício humano. A mais de três mil e oitocentos metros acima do nível do mar, é uma cidade fria, mas belíssima, encravada às margens do Lago Titicaca e rodeada pelas magníficas montanhas andinas da Cordilheira Real, fronteira com o Perú.

Nossa Senhora das Neves - 05 de agosto




Comemoração  litúrgica05 de agosto.

Também nesta data: Santos  Casiano, Emídio e Osvaldo

No século IV vivia em Roma um ilustre descendente de nobre família romana, o qual, não possuindo herdeiros, resolveu em combinação com a esposa consagrar sua imensa fortuna à glória de Deus. Estava pensando seriamente no assunto, quando a Rainha do Céu, com o Menino Jesus no colo,  apareceu-lhe em sonhos e disse-lhe: - "Edificar-me-eis uma basílica na colina de Roma que amanhã aparecerá coberta de neve".