sábado, 27 de agosto de 2016

São Félix e Santo Adauto - 30 de Agosto


São Félix e Santo Adauto
287-303
Poucos são os registros encontrados sobre Félix e Adauto, que são celebrados juntos no dia de hoje. As tradições mais antigas dos primeiros tempos do cristianismo narram-nos que eles foram perseguidos, martirizados e mortos pelo imperador Diocleciano no ano 303.
A mais conhecida diz que Félix era um padre e tinha sido condenado à morte por aquele imperador. Mas quando caminhava para a execução, foi interpelado por um desconhecido. Afrontando os soldados do exército imperial, o estranho declarou-se, espontaneamente, cristão e pediu para ser sacrificado junto com ele. Os soldados não questionaram. Logo após decapitarem Félix, com a mesma espada decapitaram o homem que tinha tido a ousadia de desafiar o decreto do imperador Diocleciano.
Nenhum dos presentes sabia dizer a identidade daquele homem. Por isso ele foi chamado somente de Adauto, que significa: adjunto, isto é "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio".
Ainda segundo as narrativas, eles foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, próxima da basílica de São Paulo Fora dos Muros. O papa Sirício transformou o lugar onde eles foram enterrados numa basílica, que se tornou lugar de grande peregrinação de devotos até depois da Idade Média, quando o culto dedicado a eles foi declinando.
O cemitério de Comodila e o túmulo de Félix e Adauto foram encontrados no ano de 1720, mas vieram a ruir logo em seguida, sendo novamente esquecidos e suas ruínas, abandonadas. Só em 1903 a pequena basílica foi definitivamente restaurada.
Esses martírios permaneceram vivos na memória da Igreja Católica, que dedicou o mesmo dia a são Félix e santo Adauto para as comemorações litúrgicas. Algumas fontes, mesmo, dizem que os dois santos eram irmãos de sangue.
FONTE: Paulinas em 2013


Santo Félix e Adauto

A história do martírio destes dois Santos provavelmente aconteceu durante a perseguição de Diocleciano, no início do século IV, por volta do ano 304. Foram sepultados numa cripta do cemitério de Comodila, na via das Sete Igrejas, próximo à Basílica de São Paulo fora dos muros. A cripta foi transformada pelo Papa Sirício em basílica, sucessivamente ampliada e decorada de afrescos pelos Papas João I e Leão III, tornando-se meta de peregrinações e de devotos até além da Idade Média, quando catacumbas e santuários caíram no esquecimento ou foram devastados. O cemitério de Comodila e o túmulo de Félix e adauto foram descobertos em 1720. Em 1903 a basílica foi definitivamente restaurada, descobrindo-se um dos mais antigos afrescos paleo-cristãos, no qual aparece São Pedro recebendo as chaves na presença dos Santos Paulo, Estevão, Félix e Adauto.
Segundo biografia da época, São Felix foi um presbítero romano. Condenado à morte, um grupo de soldados o conduziu ao lugar do suplício, da turma de curiosos e dos companheiros de fé saiu um desconhecido, que foi ao encontro do condenado e a um passo dos soldados encarregados da execução, exclamou em alta voz que era cristão e queria participar da mesma sorte do presbítero Felix. Após terem feito voar a cabeça do presbítero, com a mesma espada decapitaram o audacioso, que ousara desafiar as leis do imperador. Mas quem era este? Ninguém dos presentes conhecia a identidade e foi chamado simplesmente adauctus (adjunto), de onde Adauto, "aquele que recebeu junto com Félix a coroa do martírio. A difusão do culto deles na Europa setentrional se deu por causa do presente (fragmentos da relíquia destes santos) que o Papa Leão IV deu à esposa de Lotário, Hermengarda.
FONTE: Catolicanet em 2013
Santos Félix e Adauto

NascimentoSéculo IV
Local nascimentoRoma
Ordemmártires
Local vidaRoma
EspiritualidadeSão Felix era padre, um presbítero romano e vivia tranqüilamente até a perseguição de Diocleciano, no início do século IV, por volta de 304. Foi condenado à morte no caminho para Óstia, e um grupo de soldados o conduziu ao local do suplício. Ao longo do percurso alguém se aproximou e também se declarou publicamente cristão, sem temer a morte: era o chamado Adauctus, que significa adjunto, daí o nome Adauto. Ambos foram decapitados. Seus túmulos foram encontrados em 1720 e sobre ele se erigiu uma basílica a mando do Papa Siricio.
Local morteRoma, enterrados em Comodila
MorteSéculo IV
Fonte informaçãoSanto Nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoConcedei-nos, Ó Deus Onipotente, a graça de sermos sempre firmes na fé, e pela intercessão de S. Félix e de Santo Adauto, dai-nos, Senhor, a graça que vos pedimos. Por Cristo Nosso Senhor, amém.
DevoçãoA fidelidade a Cristo
PadroeiroPerseguidos pela causa de Deus
Outros Santos do diaOutros santos do dia: São Fiacre (padroeiro dos jardineiros e motoristas de Taxi); João Juvenal Anciana (bispo); Ágilio, Amaltrude, Bonifácio e Tecla (Márts); Bonônio (ab); Dásio, Fantino, Sudacto( Mártir, juntamente com são Felix) Formério, Gaudência (Márts); Loam, Panmáquio, Pelaio, Arsênio, Silvano, Pedro(er.); Rumão (bispo); Fiacrio, Cesário de Arles e Rosa de Santa Maria
FONTE: ASJ EM 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário