segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Nossa Senhora da Antártica - 05 de agosto



Os antigos gregos estudavam a possibilidade do nosso planeta ser redondo e chamavam o continente sul de "Anti-Arkitos". Mas a idéia desse formato do mundo ficou esquecida até a Idade Média, ganhando força durante as descobertas das grandes rotas marítimas, descortinando todos os continentes existentes na Terra.
O navegador português Fernão de Magalhães, em 1520, foi o que mais se aproximou da "terra australis", como era chamado o continente antártico, cujas condições climáticas são totalmente desfavoráveis ao convívio humano. Magalhães descobriu o estreito que liga o oceano atlântico ao pacífico e avistou a Terra do Fogo, no extremo da América do Sul.
A partir de 1820, começou a exploração da região Antártica e das ilhas próximas, com a expedição russa do navio Vostok. Passados dez anos as informações davam conta da possível existência de um continente. Isso foi confirmado com a circunavegação feita pelo navio inglês Tula, em 1831.
Entre 1898 e 1889, o jovem oficial belga Andriano de Gerlache e sua equipe foram os primeiros a estudar essa região. A bordo do navio Bélgica realizaram a primeira invernagem na Península Antártica.
A expedição de Gerlache construiu a Estação científica da Polônia, que fez a primeira observação meteorológica completa na Antártica. Por isso Henrique Arctowski se tornou pioneiro no estudo do clima antártico. Depois, junto com o capelão construíram uma pequena capela interna, dedicada à Nossa Senhora das Neves, protetora da equipe. 
Desse modo a invocação à Nossa Senhora da Antártica se propagou entre os residentes desses centros de pesquisas e alcançou os países de suas famílias, parentes e amigos.
Os americanos implantaram a Estação MacMurdo, um dos pontos mais avançados de pesquisa científica da NASA. Para homenagear os primeiros desbravadores pioneiros mortos eles construíram dois monumentos. À sua frente ergueram um pequeno mirante com uma grande cruz de madeira, chamado Cruz de Vicente, indicando o local exato da morte do primerio navegador. Mais adiante ergueram o Oratório de Nossa Senhora da Antártica, onde foi colocada uma imagem de Santa Maria das Neves.
O Tratado Antártico, assinado em 1958, determinou o continente patrimônio internacional para pesquisas. Porém só em 1982 houve permissão para a entrada limitada de navios com turistas. O Oratório, considerado o mais longínquo templo de Nossa Senhora existente do nosso planeta, é o local mais solicitado pelos turistas cristãos, especialmente os devotos marianos, que visitam anualmente esse santuário ecológico.

Fonte: Paulinas em 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário